quinta-feira, 4 de março de 2010

TPM x Saudade = Mistura explosiva de sentimentos

A princípio vamos saber o que é TPM?

Todos Problemas Misturados; Tendências a Pontapés e Murros; Temporada Proibida para Machos; Tocou, Perguntou, Morreu; Tente no Próximo Mês; Tempo Para Meditação; Totalmente Pirada e Maluca; Tendência Para Matar; Tenha Paciência Meu; Tudo para Mulheres; Tensão Pré Monografia(risos, usei muito na época); Tô Puta Mesmo.

Risos, deixando a piada de lado esse é realmente um período que me deixa muito louca. Período que não consigo me entender e que não quero entender ninguém que esteja ao lado risos.
Uma hora quero matar todos os seres humanos da face da terra, outra hora quero mudar o mundo, e a pior de todas é chorar por tudo, até uma folha caindo me faz chorar estando nesse período temido pela maioria das mulheres.

Saudade... Bom, tai um assunto que tem me atormentado durante esse tempo aqui em Vitória.

Reza a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estadas ou ações.

Pior ainda quando a Saudade acha de se misturar com a vilã TPM ai pronto, já era aquela mulher.

Nesse período acordo com aquele vazio, um nó na garganta, estômago embrulhado, daí penso: será que comi algo estragado? Será que meu estomago está pior do que nunca? Ou será apenas fome? A verdade é que não é nenhuma dessas opções, apenas o velho sentimento que nunca vemos, apenas sentimos.
No decorrer de nossa vida sentimos várias dores, é aquela dor quando batemos o dedinho do pé no canto de qualquer móvel, ou quando se corta o dedo com a folha de papel, ou quando mordemos a língua sem querer, a verdade é que tudo isso dói pra caramba, mas a saudade às vezes parece ser uma dor sem fim. É aquela dor sem machucado e sem sangue, é aquela dor que vem de dentro e nem sabemos de onde ela vem.

E a distância nos proporciona esse sentimento. É impressionante como quando estamos longe tudo nos faz falta, as pessoas da cidade, o cheiro do dendê, o som do sino do cara que vende sorvete todo domingo la no bairro, dos colegas de trabalho, dos amigos, da família, da pessoa amada (amo você), etc..

Aos poucos estou percebendo que com a distância a única lição que consigo ver é que sempre devemos dar valor ao que temos, pois algum dia fará falta e muita falta.

Na verdade esse é um tipo de assunto que é provável que eu vá escrever muito sobre, então vou ficando por aqui.

2 comentários:

  1. RS, nossa como essa tal de TPM nos influencia tanto. O pior é quando sabemos que todo aquele choro incontrolável se deve a ela, né bem? Eu nem se fala, choro, choro, choro mais um pouco e choro!!!rsrsrs. Agora digo uma grande verdade, só outra mulher pra compreender e conviver com a tpm.(amo vc). Agora a saudade de fato é algo mais incontrolável ainda. E como dói. Que diacho de saudade que aperta o peito, sufoca a alma. Leva de mim o ser amado e desejado. Dar-nos forças para seguir em frente e chegar logo o dia do reencontro, mas ao mesmo tempo nos abala com a falta dos detalhes cotidianos. Ai minha costelinha, quero logo você de volta pra mim! Permaneça com as melhores lembranças e faça delas a trilha que trará você pra casa.

    ResponderExcluir